Exame reconhece que fez "fake news", altera reportagem e isenta Bolsonaro (veja o vídeo)
30/10/2021 às 13:15 Ler na área do assinanteJair Bolsonaro apresentou uma retratação feita pela revista Exame, sobre uma matéria publicada pela mesma e repercutida por ele, em sua live da quinta-feira retrasada (21), que acabou levando à retirada do vídeo do ar, sob a acusação de fake news.
A reportagem da Exame foi publicada em 20 de outubro de 2020 com o título “Algumas vacinas contra a covid-19 podem aumentar o risco de HIV”, e tinha como base um estudo da respeitada revista científica The Lancet, também de outubro de 2020.
No último domingo (24), a Exame reconheceu que havia publicado o conteúdo e induzido ao erro e, desde então, já fez quatro alterações no conteúdo original e também no título, como mostra esta reportagem do site Poder 360.
Mesmo sob ataques da velha mídia, Bolsonaro reconheceu a retratação e elogiou a iniciativa da Exame, em sua em sua última live, na quinta-feira (28), “colocando uma pedra” sobre o assunto.
O fato, entretanto, leva a pensar sobre o motivo que levou o presidente a ser acusado de fake news por ter repercutido uma reportagem, sendo que a mesma, publicada e disponível para quem quisesse ler, por um ano inteiro(!), conseguiu passar isenta da análise dos “checadores”.
Veja o vídeo:
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a desmonetização do Jornal da Cidade Online.
Um ato de Censura Prévia. Um atentado a liberdade de expressão.
Uma decisão sem fundamento, sem qualquer intimação e sem o devido processo legal.
Precisamos da ajuda de todos os patriotas.
Faça a sua assinatura e tenha acesso ao conteúdo exclusivo da destemida Revista A Verdade.
Clique no link abaixo:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Cada colaboração é importante para que a verdade prevaleça!
Faça também a sua doação pelo PIX (chave: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01).
Contamos com você!
da Redação