Polícias Civis de 19 estados realizam uma das maiores operações contra rede mundial de pedofilia
18/05/2021 às 09:19 Ler na área do assinanteApós um ano de investigação, as Policiais Civis de 19 estados brasileiros deflagraram, nesta terça-feira (18), a “Operação Lótus” para cumprir 68 mandados de busca e apreensão contra pedofilia. Os inquéritos identificaram uma rede mundial de computadores em que diversos grupos trocavam fotos e vídeos com imagens estarrecedoras de crianças.
"É uma das maiores investigações contra a pedofilia”, disse o delegado Adriano França. Ele chefia a Delegacia da Criança e Adolescente Vítima do Rio de Janeiro.
As investigações deram início durante a pandemia, quando as polícias compararam os dados de 2019 com os de 2020, ano pandêmico, e constataram mais de 86 mil denúncias ao Disque 100. Dezessete mil delas eram de abusos sexuais sofridos por crianças e adolescentes.
A Polícia Civil do Rio acredita que o número de casos pode ser bem maior, se levar em consideração que muitas vítimas não chegam a comunicar os fatos às autoridades. Ainda de acordo com a PC, a pandemia do coronavírus, foi o motivo por trás do aumento nesses tipos de casos. Agora, a operação, que é nacional, tenta desbaratar o grupo criminoso e fazer com quem todos respondam criminalmente.
"É dever moral denunciar qualquer tipo de violação dos direitos humanos, em especial, quando as vítimas são crianças e adolescentes, em razão da vulnerabilidade destes seres em formação”, explicou França.
As polícias de vários estados trabalharam nas investigações e uniram esforços no intercâmbio de informações. Entre as delegacias que operaram, estão as de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul. A do Rio de Janeiro contou até com a participação da força-tarefa de peritos criminais de informática para a análise do conteúdo dos objetos apreendidos. Ao final da operação, será divulgado um relatório com os dados finais e um balanço nacional.
Estados com alvos identificados pela "Operação Lótus":
Bahia - 5
Ceará - 3
Distrito Federal - 1
Espírito Santo - 3
Goiás - 5
Maranhão - 1
Minas Gerais - 6
Mato Grosso - 2
Pará - 4
Pernambuco - 2
Piauí - 1
Paraná - 1
Rio de Janeiro - 9
Rio Grande do Norte - 1
Rondônia - 1
Rio Grande do Sul - 6
Santa Catarina - 1
Sergipe - 1
São Paulo - 15
Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.
Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário,
cartão de crédito ou PIX.
Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.
É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Fonte: CNN