Indústria brasileira: a falácia da falta de inovação

02/06/2016 às 08:45 Ler na área do assinante

Quem inova não é o país, mas a empresa. Inovação não é apropriado pelo país, mas pela empresa. Que pode usá-la em qualquer outro pais, concorrente do nosso. 

Se uma unidade de multinacional não adota uma inovação é porque a direção superior assim o decidiu. 

Se o carro brasileiro não é inovador, se não é de última geração tecnológica é porque a multinacional assim decidiu. 

Não é a falta de pesquisa e desenvolvimento no país que tira a competitividade do carro brasileiro (que só existe no sentido do local de montagem, ou que só roda em território nacional).

Não existe indústria automobilística brasileira, no sentido estrito. Tampouco carro brasileiro. É tudo multinacional e mundial.

Inovação tecnológica num mundo globalizado não é uma questão nacional. É inteiramente empresarial. 

Jorge Hori

Jorge Hori

Articulista

Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Messenger

Receba as notícias do dia no Messenger

Receber notícias

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir