PF prende traficante do cartel de Medellín que vivia no Brasil há mais de cinco anos
03/05/2021 às 12:51 Ler na área do assinanteEfe Sullivan Loaiza Durango, de 36 anos, foi preso por agentes da Polícia Federal, neste domingo (2), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O traficante do cartel de Medellín vivia no Brasil há mais de cinco anos.
O nome de Durango aparece numa lista publicada no Diário Oficial da União (DOU), em julho de 2015, como um dos vários estrangeiros autorizados, pela Secretaria Nacional de Justiça, a permanecer no país. Porém, o que a PF não sabia é que ele era apontado como um dos coordenadores da logística da compra, venda e transporte de cocaína, morfina, heroína e metanfetamina da Colômbia para os Estados Unidos. Além de possuir negócios no Rio.
Durango era sócio-administrador de uma empresa de montagem de andaimes em Duque de Caxias, onde foi capturado. No Brasil, ele também trabalhava como agiota e, mesmo foragido, seguiu à serviço do cartel de Medellín, inclusive, recebendo lucros sobre a venda de drogas.
O colombiano foi condenado, em 2019, nos Estados Unidos, pelo crime de tráfico de drogas e associação criminosa. A polícia americana afirma que os crimes teriam sido praticados na Flórida, entre 2015 e 2016. Ele estava na lista de foragidos da Difusão Vermelha da Interpol.
O Supremo Tribunal Federal (STF) emitiu mandado de segurança a pedido do Escritório Central Nacional da Interpol, em Brasília. Durango levantou suspeitas da PF quando tentava regularizar sua permanência no Brasil. Agentes brasileiros começaram a investigar e descobriram que o colombiano estava foragido da Justiça dos Estados Unidos.
A prisão do traficante foi realizada em conjunto pelos policiais federais lotados no Núcleo de Cooperação Policial Internacional (Interpol/RJ), com apoio da equipe da PF lotada no Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE/PF) e do Centro de Cooperação Policial Internacional do RJ.
Ele ficará no sistema prisional até ser extraditado para os Estados Unidos, onde vai cumprir a pena a que foi condenado.
Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.
Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário,
cartão de crédito ou PIX.
Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.
É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
Fonte: Extra