O ápice da incompetência e uma "homenagem" ao sofisma
29/04/2021 às 20:52 Ler na área do assinanteEstou, sinceramente, EM CHOQUE, com uma postagem que acabo de ter acesso, de autoria do Exmo. Sr. Governador do Estado do RS.
Diz a postagem, conforme passo a transcrever:
"RETOMADA DO EMPREGO NO RS
17,7 mil empregos formais em março
74 mil novas vagas formais em 2021"
Abaixo, segue o link da postagem para quem quiser ver com seus próprios olhos.
https://www.facebook.com/efcleite/posts/3443713662395563
Pois bem.
Quando analiso certas afirmações ora dignas do absurdo, do bizarro, do patético, do estapafúrdio ou do ridículo, a exemplo desta afirmação que fez o Exmo. Sr. Governador, sempre gosto de iluminá-las, para conseguir dissolvê-las, com as luzes do raciocínio lógico.
E a lógica nos alcança um primor de instrumento, chamado sofisma, para "compreender" este particular.
Embora muitos, evidentemente, saibam e compreendam o que venha a ser um sofisma, necessário partir do pressuposto de se conhecer, realmente, seu significado e o mecanismo de seu funcionamento.
Ora veja, um sofisma nada mais é que um argumento ou raciocínio concebido com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora simule um acordo com as regras da lógica, apresenta, na realidade, uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa.
Em síntese, através de um sofisma, as intenções escusas, as más intenções e quem se porta de forma trêfega promove um ou vários embustes.
E agora que temos sedimentado este pressuposto, passo então a desvelar o sofisma utilizado pelo Exmo. Sr. Governador, para pintar de colorido, de forma panglossiana a realidade, provavelmente, pensando que todos somos Cândidos, através de uma postagem oficial que o Estado do Rio Grande do Sul (governado por ninguém mais, ninguém menos do que ele e seu adjunto imediato) afirmou estar ocorrendo a retomada do emprego.
Verdade seja dita.
Isso não é uma verdade e passa ao largo de ser!
Vamos agora abordar a questão com dados oficiais da Junta Comercial do Estado do RS (antiga JUCERGS e hoje JUCISRS):
EM 2020
Entre Empresários, Ltda's, S/As, Cooperativas, MEI's, EIRELI's e outros.
=> 65.947 empresas extintas.
EM 2021
Destaco, de janeiro a março!
Entre Empresários, Ltda's, S/As, Cooperativas, MEI's, EIRELI's e outros.
=> 22.529 empresas extintas.
Vamos fazer uma conta bem baixa.
Vamos considerar que cada empresa (dentre grandes e pequenas) tenha 4 (quatro) trabalhadores.
Ressalto, essa conta é bem baixa, pois se considerarmos o número de trabalhadores existentes em empresas médias e grandes no Estado, a média horizontal ficaria próximo de 12 (doze) ou 18 (dezoito) trabalhadores.
Assim, a soma de empresas extintas acima 65.947 (em 2020) + 22.529 (de janeiro a abril de 2021) x 4 (o número de trabalhadores) = 353.904 empresas extintas e postos de trabalho!
Como, saliento, um Governador e seu governo, enfatizo, tacanho, draconiano e tirânico, com mais de 103 (cento e três) Decretos Estaduais inconstitucionais e ilegais, nos quais inclusive determina que cidadãos de bem, que querem trabalhar para se sustentar e prover suas famílias, podem ser presos em flagrante se descumprirem os Decretos, sendo responsabilizados na área criminal, cível e administrativa, pasmem, agora tem o despeito de fazer uma postagem noticiando a retomada do emprego?
Francamente!
Vamos considerar que seja fato a notícia dos Exmo. Sr. Governador em relação a soma destes 17.700 empregos formais e em relação as 74.000 novas vagas formais em 2021.
Proponho algo ainda mais alto. Vamos considerar, embora é bem verdade, seja de todo impossível, que esta soma que resulta 91.700 empregos sejam empresas.
Vejam bem o que estou propondo. Que empregos sejam equiparados a empresas!
Apenas para verificarmos o quão trêfega, absurda, patética, estapafúrdia e ridícula é a publicação do Exmo. Sr. Governador.
Objetivamente, descontado 91.700 de 353.904 tem-se a falta de 262.204 empresas que foram extintas!
E o Exmo. Sr. Governador ainda quer fazer claque, através de card, bancando a imagem de "bom moço" em sua rede social oficial, de que está havendo retomada do emprego no RS?
É isso mesmo?
Ah! Francamente Governador!
Situe-se!
As 262.204 empresas que foram extintas não merecem um card, nem são objeto de preocupação de Vossa Excelência?
Chega de INCOMPETÊNCIA! Acabou a nossa PACIÊNCIA!
Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.
Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.
Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.
É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura:
Pedro Lagomarcino
Advogado em Porto Alegre (RS)