Mais uma canetada do STF na invasão da competência do presidente da República: A ‘bola da vez’ agora é o Bolsa Família
14/04/2021 às 05:33 Ler na área do assinanteMenos de 24 horas após decisão da ministra Rosa Weber, que suspendeu partes de decretos sobre posse de armas, assinados pelo presidente Jair Bolsonaro, o STF deu mais uma canetada e decidiu que o governo federal deve “devolver” 12.706 inscritos do estado da Bahia ao Programa Bolsa Família.
A nova determinação é do decano Marco Aurélio Mello, atendendo uma ação do governo baiano, mesmo após constatação de que a saída dos beneficiários foi realizada em acordo com o que determina a lei.
Uma regra do Bolsa Família permite às famílias cuja renda venha a superar o máximo permitido para ter direito ao programa, comunicar voluntariamente o governo, que em troca, mantém o benefício por mais 24 meses.
Todos os que deixaram de receber a ajuda se encaixam nessa regra.
O governo da Bahia, entretanto, alegou que o benefício deveria ser mantido em função do momento de pandemia, que causa vulnerabilidade econômica, altos índices de desemprego e o agravamento da pobreza.
Na decisão, Marco Aurélio citou o aumento de pessoas que foram incluídas no Bolsa Família nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, e que haveria tratamento discriminatório com a Região Nordeste, onde há uma maior concentração de pessoas em situação de pobreza.
O ministro também determinou que todos os desligamentos do programa no período que chamou de “calamidade pública” sejam suspensos.
Ao que tudo indica, Marco Aurélio não consultou o governo federal ou mesmo solicitou que um único dos beneficiados, entre os mais de doze mil que teriam deixado de receber o benefício por decisão pessoal, apresentasse prova de que ainda necessita da ajuda financeira do Bolsa Família.
A julgar pelo afinco com que o Supremo insiste em atropelar o poder executivo no Brasil, sugiro que se confeccione algumas faixas presidenciais a mais.
Favor entregar “no outro lado da praça”!
Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.
Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.
Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.
É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura: