MP oferece denúncia contra parlamentar que assediou deputada na Alesp (veja o vídeo)
05/04/2021 às 05:57 Ler na área do assinanteO Ministério Público de São Paulo (MP-SP) ofereceu denúncia à Justiça contra o deputado estadual Fernando Cury por importunação sexual contra a deputada Isa Penna, do PSOL.
O procurador-geral da Justiça, Mário Saburro, entregou o pedido antes da votação da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que determinou o afastamento de Cury por seis meses.
A denúncia, formalizada no último dia 20, tem como base ato libidinoso sem consentimento, e a pena, caso o deputado seja declarado culpado, pode chegar a cinco anos de prisão.
“O deputado Fernando Henrique Cury agiu com clara intenção de satisfazer sua lascívia, praticando atos que transcenderam o mero carinho ou gentileza, até porque não tinha nenhuma amizade, proximidade ou intimidade com a vítima, violando assim, também, o seu dever funcional de exercer o mandato com dignidade”, diz o pedido do MP.
O episódio aconteceu durante uma sessão orçamentária e foi transmitido ao vivo pelo canal da Assembleia Legislativa de São Paulo no YouTube.
No vídeo, a deputada aparece conversando com o presidente da Casa, Cauê Macris (PSDB), quando Cury se aproxima da Mesa Diretora e se posiciona atrás dela, colocando a mão na lateral de seus seios.
Confira:
Cabe à Justiça aceitar ou não a denúncia que pode torná-lo réu no caso.
O deputado não se pronunciou sobre a denúncia, mas seu advogado, Roberto Delmanto Júnior, disse que ele apresentará sua defesa à Justiça:
“O deputado estadual Fernando Cury irá defender-se perante o Tribunal de Justiça de São Paulo, demonstrando que jamais cometeu crime de importunação sexual contra a deputada Isa Penna.”
Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.
Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.
Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.
É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura: