Mousike é um conceito grego que significa ‘a arte das musas’. E, deste, deriva a palavra música, que define a arte de organizar sensível e logicamente uma combinação coerente de sons e silêncios. Para isso, são usados os princípios fundamentais da melodia, a harmonia e o ritmo.
Enquanto manifestação artística, a música é um produto cultural que procura suscitar uma experiência estética no ouvinte. Também constitui um estímulo no campo perceptivo do homem, uma vez que pode assumir várias funções, como é o caso do entretenimento, do ambiente criado ou da comunicação.
A música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região.
Ela é um veículo usado para expressar os sentimentos. É a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas).
No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais. Ela é a revelação superior a toda sabedoria e filosofia.
A definição de música é muito contestada devido às suas fortes conotações e seu uso além do assunto em si. Pode ser considerada, por exemplo, uma forma de arte da expressão pela combinação de sons e silêncio. Podemos definir a música como a arte de produzir efeitos estéticos através de fenômenos acústicos, uma definição mais ampla e precisa. A musica, com arte, é uma forma de produzir ou transmitir o que é belo. É uma forma de expressão que utiliza os sons como matéria prima, assim como a linguagem convencional utiliza palavras.
A música oferece às paixões o meio de obter prazer delas. (Nietzsche)
A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. (Arthur Schopenhauer)
O homem que não tem a música dentro de si e que não se emociona com um concerto de doces acordes é capaz de traições, de conjuras e de rapinas. (William Shakespeare)
A música é a linguagem dos espíritos. (Khalil Gibran)
A vida é como a música. Deve ser composta de ouvido, com sensibilidade e intuição, nunca por normas rígidas. (Samuel Butler)
Pio Barbosa Neto
Professor, escritor, poeta, roteirista
https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline
Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online
Pio Barbosa Neto
Articulista. Consultor legislativo da Assembleia Legislativa do Ceará