Bolsonaro está próximo de diminuir imposto do diesel, um motivo de "festa" para os caminhoneiros
08/02/2021 às 16:28 Ler na área do assinanteNo último domingo (07), o presidente Jair Bolsonaro usou sua conta no Twitter para compartilhar uma série de publicações para anunciar que o governo federal está na ‘iminência de anunciar diminuição do imposto federal’ sobre o diesel, o Pis/Cofins.
Nas publicações, o presidente destacou que a Petrobrás possui autonomia para fazer os reajustes necessários, mas que o governo pretende fazer a sua parte:
“Estamos na iminência de anunciar diminuição do imposto federal, contudo a Petrobras tem autonomia para reajustar os combustíveis (diesel, gasolina, álcool e gás) no percentual e [na] data por ela determinados”, escreveu ele.
Ao falar sobre as críticas que vem sofrendo pelo aumento no preço dos combustíveis, o presidente lembrou que os impostos estaduais também influenciam no preço da gasolina e do diesel. Para resolver a questão, o chefe do Executivo articula a criação de um Projeto de Lei que altere o mecanismo das alíquotas de ICMS pelos estados.
“Desejamos, via Projeto de Lei a ser enviado ao Congresso, que o ICMS venha a ser um percentual a ser aplicado no valor do diesel nas refinarias ou um valor fixo em cada litro de combustível, percentual esse ou valor fixo a ser definido pelas respectivas Assembleias Legislativas com o intuito de se evitar a bitributação”, destacou Bolsonaro.
O presidente ainda destacou a importância de que os consumidores saibam quanto cada imposto influencia nas etapas de produção e venda dos combustíveis, e para isso é necessário transparência:
“O consumidor tem o direito de saber quanto ele paga de impostos à União e aos estados, bem como quanto lucram os postos e as distribuidoras”, completou ele.
Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.
Agora você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário, cartão de crédito ou PIX.
Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.
É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você! Faça agora a sua assinatura: