Governo lança sistema que simplifica a abertura de empresas e Brasil deve ganhar posições no "ranking mundial"
21/01/2021 às 05:17 Ler na área do assinanteO Ministério da Economia, comandado pelo ministro Paulo Guedes, lançou, nesta quarta-feira (20), o “Balcão Único”, projeto que permitirá a aualquer cidadão abrir uma empresa de forma automática. A primeira cidade a aderir ao programa foi São Paulo, que já disponibilizou o novo sistema em 15 de janeiro. A próxima capital a oferecer o sistema será o Rio de Janeiro.
“Os empreendedores podem abrir uma empresa muito mais rapidamente, sem burocracia, sem perder tempo com exigências e deslocamentos desnecessários, resolvendo tudo em um só lugar. Vamos colocar o Brasil no caminho das melhores práticas internacionais para a abertura de negócios”, afirmou Caio Mário Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.
O projeto, uma parceria da Receita Federal com a Secretaria Especial de Desburocratização, fará o Brasil ganhar posições no ranking mundial quanto à facilidade de fazer negócios.
De acordo com dados do Banco Mundial, para abrir uma empresa nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, era necessário cumprir onze procedimentos, em órgãos distintos; o que levava, em média, 17 dias e gerava um custo que representava 4,2% da renda per capita. Essa burocracia deixou o Brasil na 138ª posição no quesito “abertura de empresas”, entre os 190 países avaliados pela instituição bancária.
Com o Balcão Único, a coleta de todos os dados necessários para o funcionamento da empresa ficou mais fácil. Pela internet, é preenchido o formulário eletrônico único e o empreendendor não precisa mais acessar quatro portais diferentes.
Veja, abaixo, os procedimentos que poderão ser feitos pelo sistema Balcão Único:
• Recebimento das respostas necessárias da Prefeitura;
• Registro da empresa;
• Obtenção do número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e inscrições fiscais;
• Desbloqueio do cadastro de contribuintes;
• Recebimento das licenças, quando necessárias;
• Cadastro dos empregados que serão contratados.
Em tempos de "censura", precisamos da ajuda do nosso leitor.
Agora, você pode assinar o Jornal da Cidade Online através de boleto bancário ou com o cartão de crédito.
Por apenas R$ 9,99 mensais, você não terá nenhuma publicidade durante a sua navegação e terá acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade.
É simples. É fácil. É rápido... Só depende de você!
Faça agora a sua assinatura:
da Redação