Turismo: A locomotiva do Brasil

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Como assim, não seria o AGRONEGÓCIO?

Calma amigos, sim...vocês estão certos! Mas o AGRO e o TURISMO são as locomotivas da retomada e do crescimento econômico do Brasil... e nesse caso, temos duas locomotivas e vou explicar o porquê!

Atenção: este é um texto longo, se preferir ouvir a versão Podcast basta ir até o final da página.

Então vamos lá...

A diferença fundamental é que o AGRONEGÓCIO já é uma realidade absoluta, depois de intenso trabalho de décadas promovido pelo campo, ou seja, pelos produtores rurais e por instituições como a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias, ligada ao Ministério da Agricultura, que fez um trabalho excepcional na Agropecuária Brasileira, que além das pesquisas realizadas, introduziu tecnologias de manejo e atua significativamente no desenvolvimento e produção de sementes, por exemplo e para dizer o mínimo.

Já quando falamos do TURISMO, sabemos que independentemente do nosso potencial e que muito já foi feito, pois melhoramos... ainda não conseguimos promover os ajustes que o AGRO conseguiu, por uma razão principal: devido ao fato de que o Setor de Turismo é o setor onde uma abordagem sistêmica é fundamental, já que ele se relaciona com muitos outros setores e, consequentemente: ENVOLVE VÁRIOS MINISTÉRIOS. Estudos nos dão conta de que o Turismo está interconectado economicamente com mais 500 das 1301 atividades cadastradas no CNAE (Cadastro Nacional de Atividades econômicas) ou seja, está presente e disseminado em praticamente toda a economia.

Espera aí, deixa eu explicar melhor: nunca em tempo algum, o Brasil teve a condição de fazer uma abordagem SISTEMICA para desenvolver nosso potencial turístico. E isso aconteceu porque os Ministérios foram histórica e sistematicamente loteados politicamente para os partidos políticos (sistema presidencialista de coalizões) em outros governos, que assim tinham acesso aos seus recursos orçamentários e podiam promover a corrupção endêmica histórica que sabemos, além de inchar suas estruturas com os “amigos” e isso inviabilizava os esforços conjuntos (sistêmicos) que o setor de Turismo requer para se desenvolver.

Para entender melhor o que estou afirmando, não deixe de ler a trilogia de Artigos (ou ouça a versão Podcast localizada ao final de cada texto) que publiquei para dar uma visão do setor e do seu potencial extraordinário, já que na prática representa 8,1% do nosso PIB, mas tem um imenso potencial de crescimento a ser explorado em termos de geração de recursos, de renda, de empregos e é claro, da participação que isso imprime no PIB Brasileiro, não só pelo setor de Turismo, mas pelo conjunto dos setores da economia a ele relacionados que mencionei.

Então leia também...

Ministro Marcelo Álvaro Antônio e um sonho Chamado Brasil;

Ministro Tarcísio, símbolo de uma nova era e,

O Imenso desafio de Salles, do Brasil e da Humanidade.

Esses artigos, que envolvem densa pesquisa e que foram resumidos nesse material, representam os TRES PRINCIPAIS PILARES do Turismo, que são:

  • A gestão das políticas e dos investimentos Turísticos, além de sua divulgação e fortalecimento dos players, que são a missão do Ministério do Turismo que para isso restabeleceu um orçamento mais digno e necessário para investir adequadamente;
  • A gestão Ambiental e a Sustentabilidade dos recursos naturais que impactam todas as regiões e que vive um embate em meio uma campanha orquestrada visando denegrir e descontruir a imagem do Brasil lá fora. E isso, que representa um imenso desafio, está a cargo do Ministério do Meio Ambiente.
  • O desenvolvimento da infraestrutura de transportes (da malha viária e do complexo multimodal de transportes que isso representa), saneamento básico e demais ações relacionadas que representam um entrave num país com a dimensão continental do Brasil, o que está a cargo do Ministério da Infraestrutura;

E quando falamos nesses três pilares, é claro que não podemos minimizar a importância das demais pastas pois, como disse, a visão sistêmica que nunca houve e nos impediu de evoluir dentro do potencial que temos, deveu-se principalmente à não interação entre os Ministérios.

Hoje podemos dizer que além dos pilares citados, o Turismo tem estreita ligação com os Ministérios da Economia, Agricultura, Segurança Pública, Educação, Saúde, Cidadania, Relações Exteriores, Comunicação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Regional, Direitos Humanos...relações estas que mapeei em outro estudo.

Apenas para dar alguns exemplos...

Me refiro ao Ministério da Agricultura que, apenas para citar como exemplo, acaba de estabelecer uma parceria com o do Turismo para desenvolver o segmento de Turismo Rural e, cujas políticas têm forte impacto no meio ambiente e na Sustentabilidade, também.

E também podemos citar a importância do Ministério da Economia diante da missão de reduzir o chamado “custo Brasil” que junto com a Infraestrutura tem a difícil missão de “baratear” o custo do Turismo para os Brasileiros e Estrangeiros, como por exemplo, o do preço das passagens aéreas impactado pela excessiva tributação do combustível aeronáutico, como citei num dos artigos recomendados acima, onde também falo das relações de todos os demais Ministérios que fazem parte de uma visão sistêmica, como defendo e que agora está sendo possível colocar em prática e é claro, pode evoluir e melhorar consideravelmente.

TURISMO E A ESTRATÉGICA DESCONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO BRASIL

Nosso potencial no Agro e no Turístico, duas das maiores indústrias do Planeta, vem incomodando muita gente e não é de hoje: basta a gente olhar para o fato de termos 15.900 Ongs atuando na região Amazônica. O Brasil e não apenas a Amazônia, mas sobretudo ela é alvo da cobiça de gente perigosa e que deseja fazer o possível para desconstruir nossa imagem através de narrativas mentirosas, na verdade criminosas, que afirmam por exemplo, que estamos destruindo nossos Biomas e colocando o Planeta em Risco.

Surgem até acusações maliciosas que através de mentiras, tentam voltar contra nós os desavisados ou gente que ignora os aspectos científicos dos fatos. Outros, por orientação ideológica, criam ou compartilham narrativas e factoides onde passam a dizer que estamos destruindo a Amazônia que é o pulmão do Planeta o que carrega, na mesma afirmação, duas mentiras deslavadas que não se sustentam, ou não deveriam se sustentar:

  • Em primeiro lugar a Floresta por ser muito úmida, não pega fogo da forma dita e propagada e além disso, a Floresta gera e consome todo o oxigênio que produz, o que nos diz que se fosse o pulmão do Planeta a humanidade já teria sido extinta por asfixia. Na verdade, os Pulmões do Planeta são os Mares e Oceanos que com suas algas produzem o oxigênio necessário à vida na Terra (sem querer me aprofundar muito nesse tema).

Assim, é chegada a hora de um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SISTÊMICO que envolva todos os Ministérios e suas estruturas, para mostrar ao mundo a realidade Brasileira e produzir assim, uma imagem VERDADEIRA do que é o BRASIL e de como podemos ser importantes e atrativos para o mundo.

Esse planejamento, em minha opinião, passa por um Plano Interministerial de Turismo (algo que nuca foi possível fazer, como expliquei) e deve contemplar ações como:

  • Desmantelar as narrativas com base na VERDADE DOS FATOS, principalmente em relação aos aspectos de Meio Ambiente e da Sustentabilidade
  • Mostrar de forma contundente a RIQUEZA do Brasil e dos Brasileiros para o Mundo
  • Atuar fervorosamente para diminuir o CUSTO BRASIL
  • Acelerar os INVESTIMENTOS EM INFRASESTRUTURA (além das estradas e dos aeroportos que já vem sendo tratados, pensar a médio prazo em opções ferroviárias de passageiros, o que pode ser feito mediante PPIs, assim surgiria uma malha ferroviária turística como vemos na Europa, por exemplo)
  • Tornar claros os VALORES ETNICOS DO BRASIL e de como essa questão está sendo tratada pelo atual governo e que envolve a riqueza Cultural que temos fruto do processo de imigração histórico que se somaram à riqueza indígena
  • Estabelecer os LINKS HISTÓRICOS, CULTURAIS e ARTÍSTICOS que representam uma das maiores riquezas do Brasil aos olhos do Mundo, mas também aos olhos dos brasileiros e que boa parte da nossa população desconhece
  • Estabelecer formalmente todas as relações INTERSETORIAS do Turismo com os demais setores da Economia e melhorar tais relações, inclusive de investimentos cruzados, pela melhor compressão de como elas ocorrem e podem evoluir (isso pode ser feito pelo engajamento de empresários que detém capital e de alguma forma possuem atividades relacionadas ou não)
  • Realização de missões internacionais que possam demonstrar O PROJETO TURISTICO Brasileiro e seu potencial de desenvolvimento, o que certamente interessa ao grande capital.Realização de Workshop, Exposições e uma ampla discussão de nossos atrativos de Norte a Sul, dentro do próprio Brasil

O BRASIL É UMA BENÇÃO PARA OS ESTRANGEIROS, MAS TAMBÉM PARA OS BRASILEIROS.

E ESSA É NOSSA HORA REALIZAR TODO ESSE POTENCIAL!

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JMC Sanchez

Articulista, palestrante, fotografo e empresário.

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