“ONGs aparelharam algumas aldeias indígenas”, afirma Sandra Terena (veja o vídeo)
07/10/2020 às 10:46 Ler na área do assinanteEm entrevista à TV Jornal da Cidade Online, Sandra Terena, jornalista e cineasta indígena, falou de sua experiência à frente da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial.
Ela foi a primeira indígena a ocupar uma secretaria no governo federal. O caráter pioneiro também se deu quando, em 2003, ela foi a primeira indígena formada em Jornalismo no Brasil. Sandra abordou diversos assuntos na entrevista, como os desafios da questão indígena no Brasil.
“O principal desafio hoje é trazer a verdade, tirar boa parte da ideologização que predomina na questão indígena, assim como ocorreu na parte de educação, de cultura... Muitos parentes ouvem falar dos fatos, de política, e acabam tendo uma visão deturpada, que não condiz com a verdade. Isso também se deve ao trabalho de muitas organizações não governamentais, que aparelharam algumas aldeias, é necessário que haja uma verdadeira reformulação nesse sentido”, ressaltou Sandra.
Movimentos de esquerda e a fake news da Amazônia queimando
Sandra apontou ainda que alguns movimentos de esquerda, com viés ambiental, tentam manipular os indígenas.
“Vivemos agora um momento que é natural que ocorram algumas queimadas, até uma indígena fez um vídeo falando que é uma época que muitas lideranças queimam as roças para poder plantar. E lá fora, alguns indígenas manipulados por movimentos de esquerda, propagam que está havendo um desmatamento da região amazônica, a gente sabe que não é verdade”, ressaltou.
Confira:
Fortaleça o jornalismo independente do Jornal da Cidade Online.
Faça agora a sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo da Revista A Verdade:
https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
da Redação