Entenda: Quando você oferece uma vantagem, uma facilidade ou um atalho a uma pessoa negra, na verdade você está menosprezando essa pessoa. Está chamando de incapaz, de inferior e de intelectualmente insuficiente para atingir por si mesma os objetivos que outros alcançaram.
Quando você faz isso está de uma outra forma, dizendo "ele é negro" mas é gente. ou cometendo o mesmo impropério de se referir a ele como "negro de alma branca". Muda a maneira mas o resultado final é o mesmo.
Não existe ninguém mais racista do que um negro que vitimiza a sua cor. Ele é o primeiro a outorgar um injusto diploma de inferioridade aos outros negros e o último a levar em conta que somos todos iguais: brancos, negros, orientais, ciganos, indígenas... Enfim: Somos todos parte de uma sociedade e igualmente importantes, sem essa de sou escravo e você é feitor.
Lutar contra o racismo é combater esses "coletivos" que criam senzalas, acorrentam e chicoteiam moralmente os nossos irmãos negros, em troca de verbas públicas. Esses sim são indiscutivelmente os reais capitães do mato... Em pleno século XXI.
Marcelo Rates Quaranta
Articulista