André Mendonça não atende Cármen Lúcia: O STF não pode colocar em risco a Segurança Nacional
06/08/2020 às 21:39 Ler na área do assinanteO ministro da Justiça Andre Mendonça não cumpre pedido do STF.
Estamos vivendo uma escalada sem precedentes de autoritarismo por ministros do STF, que extrapolam suas funções constitucionais.
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, atendendo a uma ADPF da Rede Sustentabilidade, havia dado um prazo de 48 horas para que o Ministério da Justiça prestasse informações a respeito de um “possível dossiê” elaborado pela Secretaria de Operações Integradas (Seopi) contra 579 servidores federais e estaduais identificados como "antifascistas".
Parabéns, Ministro. O STF NÃO pode colocar em risco a segurança nacional.
O Ministério não pode compartilhar informações de inteligência produzidas pela Seopi (Secretaria de Operações Integradas). Ao recusar-se a enviar esse tipo de informações ao STF, a pasta alega que seria “catastrófico” abrir o acesso desses dados ao Poder Judiciário.
A Seopi informou que não pode compartilhar nenhum relatório de inteligência com órgãos fora do Sisbin (Sistema Brasileiro de Inteligência), nem mesmo com o STF, porque ocorreriam "diversos efeitos", como, por exemplo, "o risco de exposição dos métodos, dos procedimentos e da doutrina dos órgãos de inteligência nacionais, o que potencialmente teria o condão de permitir que criminosos comuns, terroristas, organizações criminosas, sabotadores e até mesmo unidades de inteligência e contrainteligência de outras entidades contornassem as atividades dos integrantes do Sisbin e do Sisp e praticassem atos atentatórios à República Federativa do Brasil”.
O Ministério da Justiça afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF), em documento enviado nesta quinta-feira (6), que não investiga opositores do governo federal. Informou ainda que a Secretaria de Operações Integradas (Seopi) não produz dossiês "contra nenhum cidadão" e não instaura "procedimentos de cunho inquisitorial".
Fonte: Uol, A Tarde e Conjur.
Lucia Sweet
Jornalista