É assim que funciona? Quem é a favor do Bolsonaro é contra o isolamento e quem é contra o Bolsonaro é a favor do isolamento? Será? Quem faz isolamento é porque pode ou porque tem absoluta necessidade. Todos que podem deveriam fazê-lo, não há dúvida.
Mas todos também querem o lixo sendo recolhido, o supermercado aberto, o restaurante fazendo delivery e a farmácia vendendo remédios e álcool gel.
Isso significa que há trabalhadores que precisam trabalhar.
Por que o combate ao vírus está sendo tão politizado e polarizado no Brasil?
Simplesmente porque há uma guerra no Brasil entre a velha política e o jeito Bolsonaro de governar.
Ele não deu Ministérios para partidos políticos, não compra parlamentares com mensalões ou petrolões, não compra espaço na mídia.
Ele tem uma política de Estado contra a corrupção e quer promover reformas administrativas, políticas e fiscais que incomodam muitos interesses.
Reconheço que ele fala mais do que deve. Mas prefiro um político direto e honesto - mesmo que seja aparentemente intempestivo - do que um ladrão corrupto mentiroso que seja populista, ardiloso e bom orador.
Alguns Governadores querem virar Presidente, o Presidente da Câmara quer virar Presidente, vários espertalhões querem ser Presidente...espero estar enganado, mas suspeito que a tática que usam para conseguir sua ambição é jogar o vírus e tudo o mais contra o atual Presidente. Não há visão nacional de Estado. Em um país polarizado, os que perderam alguma coisa com a eleição de Bolsonaro viraram virologistas diplomados instantaneamente apenas para meter o pau no Presidente.
Por força de meu trabalho, tenho a oportunidade de ler todos os dias informações condensadas vindas de mais de 50 países sobre o vírus e outros assuntos. Uma conclusão óbvia já emergiu - nos países onde há uma cooperação de fato entre esferas nacional, estadual e municipal em políticas integradas de saúde os resultados são muito melhores. E isso também vale para épocas quando não há pandemias declaradas. E também vale para todos os serviços públicos - habitação, transporte, educação, etc.
Talvez a humanidade aprenda alguma coisa com o vírus Chinês COVID-19. No Brasil, por enquanto, eu só aprendi que não há vacina para curar o vírus da hipocrisia da alma humana.
Se conseguirmos promover a solidariedade e a importante cooperação local e nacional que o momento exige, talvez o país consiga aprender uma importante lição para seu desenvolvimento.
(Texto de Jonas Rabinovitch)