Enfim, Bolsonaro vai fazer a sua primeira indicação de ministro para uma corte superior
09/02/2020 às 10:17 Ler na área do assinanteO ministro do Superior Tribunal Militar (STM), almirante Carlos Augusto Souza, anunciou sua aposentadoria do Órgão. O almirante irá se despedir da Corte na próxima quarta-feira, 12.
Carlos Augusto está com 70 anos e ocupa o cargo no STM desde 2014 e teria possibilidade de ficar por mais cinco anos, porém alegou a pessoas próximas que deixará o cargo por motivos pessoais.
O cargo ficará a disposição da escolha do presidente da República, Jair Bolsonaro, que pela primeira vez em seu governo irá escolher um ministro para uma corte superior.
Segundo a tradição do STM, o almirante mais antigo que esteja na ativa é escolhido para o cargo, mas não é uma regra.
Se for o caso o almirante Bento Albuquerque, que é o atual Ministro do Ministério das Minas e Energia (MME), seria o provável substituto.
Entretanto, Bento já afirmou que não quer deixar o MME.
Com a negativa, Bolsonaro deve escolher outro para o cargo. Se optar por seguir a tradição, o próximo da fila é o almirante Leonardo Puntel.
Em novembro, Bolsonaro deve fazer mais uma escolha, desta feita para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), com a aposentadoria compulsória do ministro Celso de Mello.
da Redação