Filha de políticos, jovem e bela advogada, namorada do maior doleiro do país, vai continuar presa
04/01/2020 às 11:39 Ler na área do assinanteO Superior Tribunal de Justiça (STJ), em decisão do ministro João Otávio de Noronha, negou pedido de liberdade feito pela namorada do doleiro Dario Messer, tido como o “doleiro dos doleiros”.
Myra de Oliveira Athayde, uma bela advogada de apenas 27 anos de idade, está presa desde 19 de novembro do ano passado.
A jovem é filha de um casal de ex-políticos de Campos dos Goytacazes (RJ), no norte fluminense.
A mãe, Alcione Athayde foi deputada federal por dois mandatos, assumidos como suplente, e ocupou cargos na prefeitura de Campos e no governo do Rio de Janeiro. Médica, prima do ex-governador Anthony Garotinho, Alcione foi presa na Operação Pecado Capital, em agosto de 2008.
A ação apurava desvios de cerca de 60 milhões de reais na Secretaria de Saúde estadual na gestão da ex-governadora Rosinha Mateus, mulher de Garotinho, e também prendeu o ex-secretário de Saúde Gilson Cantarino. Alcione ficou detida pouco mais de um mês.
O pai de Myra, Carlos Jader, é empresário e dentista. Já ocupou o mandato de vereador em Campos. Nunca foi preso.
A prisão de Myra na Operação Câmbio Desligo, desdobramento da Lava Jato no Rio, foi mantida porque os investigadores descobriram que ela trouxe dinheiro do Paraguai para o Brasil e o remeteu para os Estados Unidos, enquanto o doleiro estava foragido.