A manchete que você não lerá: O Brasil no rumo certo para deixar de ser o “paraíso dos agiotas legais”
02/08/2019 às 16:54 Ler na área do assinanteO Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central baixou a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto percentual, de 6,5% para 6% ao ano. É a menor taxa de juros desde que o Copom foi criado, em 1996 (e ainda está alta).
Porém, isso significa mais interesses poderosos contrariados. Os juros exorbitantes no Brasil, com a desculpa de serem necessários para combater a inflação, transformaram o país em paraíso de agiotas legais. E custam centenas de bilhões por ano para os contribuintes.
Juros altos freiam o crescimento e podem produzir até recessão. Juros altos, moeda fraca e gastar mais do que se arrecada não é remédio, é veneno.
É preciso reduzir, isso sim, o deficit dos gastos públicos, como o atual governo vem fazendo. E gastar melhor, além de acabar com a corrupção histórica que corrói o Brasil.
Daí, entre outros prejuízos, tínhamos na era lulopetista taxas de crescimento baixíssimas.
Para as coisas continuarem como sempre foram, usam qualquer desculpa irrelevante e idiota contra o atual governo, que mudou o paradigma.
Ninguém está atacando qualquer coisa que o Presidente Bolsonaro diz porque acha impróprio. lula dizia coisas infinitamente piores e dilma nem dava para entender o que dizia. Mas a extrema imprensa ignorava a verdade e noticiava a mentira.
O que estamos vendo é uma campanha pesada e suja do establishment e do status quo para desestabilizar o governo e impedir que o país mude. Que ninguém se iluda. Há ainda o perigo de um STF bolivariano que legisla e defende bandido e ideologia de esquerda. A Constituição é muitas vezes considerada um estorvo e ignorada.
O Copom indicou que a tendência de queda deve prosseguir. Novos cortes a caminho.
Enquanto isso, para se ter uma idéia, o Banco Central americano, Federal Reserve, cortou no último dia do mês de julho a taxa básica de juros do país, para entre 2% e 2,25%. Estava entre 2,25% e 2,5%.
Chegaremos lá e voltaremos a ser um país civilizado e próspero.
Força Presidente. Os ataques só comprovam que o Brasil está no rumo certo.
Lucia Sweet
Jornalista