O Brasil tem 5.570 municípios. Considerando uma média, é razoável se ter a convicção que em pelo menos 400 deles ocorreram fortes manifestações de apoio ao governo, neste domingo (26).
Se levarmos em conta as mega mobilizações ocorridas nas capitais e grandes cidades (basta ver as imagens nas redes sociais e constatar o mar de gente que esteve nas ruas, praças, avenidas, passeatas e carreatas em muitas cidades) é admissível e sensato concluir que mais de 5 milhões de brasileiros se mobilizaram hoje em apoio ao governo Bolsonaro, exigindo do Congresso a imediata aprovação da reforma da previdência, da legislação anti-crime e combate à corrupção e de uma profunda assepsia das má práticas do STF com a instalação da CPI da Lava-Toga.
Foram mobilizações espontâneas, ordeiras, democráticas mas contundentes.
Embora a mídia - de modo especial a Globo - não queira (chegou a dar destaque a um protesto de 10 - isso mesmo , “dez” pessoas contra o governo nos EUA), Bolsonaro está forte, tem base social sólida, atenta e participativa.
Não é pouca coisa num país em que os protestos sempre foram “contra” e nunca “a favor”! O recado está dado!
De forma firme e séria. A pressão não vai parar por aí!
O limite de tolerância do povo com a minoria que quer atrapalhar o Brasil está chegando ao fim.
Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça!
Luiz Carlos Nemetz
Advogado membro do Conselho Gestor da Nemetz, Kuhnen, Dalmarco & Pamplona Novaes, professor, autor de obras na área do direito e literárias e conferencista. @LCNemetz