Deputado do baixo clero e de 1º mandato pode ganhar notoriedade como relator da cassação de Cunha

Ler na área do assinante

Um deputado do PRB/SP surge como o grande favorito para relatar o processo de cassação do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

Trata-se de Fausto Pinato, de 38 anos, paulista, nascido em Fernandópolis, eleito com apenas 22 mil votos, empurrado pela votação do correligionário Celso Russomanno.

Pinato atravessou 2015 praticamente anônimo, até esta terça-feira (3), quando começou a experimentar uma súbita notoriedade: seu nome foi sorteado como um dos três possíveis relatores do processo no Conselho de Ética que pode culminar na cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). 

Ele disputa o posto com José Geraldo (PT-PA) e Vinícius Gurgel (PR-AP), mas já aparece como favorito na lista do presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA), a quem caberá, a definição do relator. 

Os adversários do presidente da Câmara temem pela escolha: o partido de Pinato nunca escondeu seus laços com o peemedebista. Tendo feito campanha aberta por Cunha durante as eleições para a presidência da Casa, em fevereiro, o PRB teve um de seus caciques escolhidos para a Mesa Diretora, Beto Mansur (SP), 1º secretário da Casa. 

Russomano, primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para prefeito de São Paulo, é um aliado de primeira hora do peemedebista, suspeito de receber milhões em contas na Suíça. 

Pinato, tão logo seu nome apareceu na urna, foi procurado para um encontro com o presidente da legenda, Marcos Pereira. Virão outros encontros, e a pressão certamente aumentará, caso seja de fato escolhido relator do primeiro processo contra um presidente da Câmara. 

Fausto Pinato poderá escolher o seu caminho. Se subserviente aos caciques, volta ao anonimato. Se tiver coragem e atender ao clamor popular, poderá ganhar notoriedade e, com certeza, não precisará da ajuda de ninguém para conseguir a reeleição ou alçar novos voos na política.

                                  https://www.facebook.com/jornaldacidadeonline

Se você é a favor de uma imprensa totalmente livre e imparcial, colabore curtindo a nossa página no Facebook e visitando com frequência o site do Jornal da Cidade Online. 

da Redação Ler comentários e comentar