A sociedade brasileira se levanta contra a tentativa autoritária de blindagem do ministro
19/04/2019 às 15:18 Ler na área do assinanteEm sua desastrada e autoritária ação para se blindar das acusações contidas na delação de Marcelo Odebrecht e publicadas na revista Crusoé, o ministro Dias Toffoli deu um verdadeiro tiro no pé.
De calibre 12.
Sai do episódio manco, junto com o coleguinha Alexandre de Moraes.
O que conseguiu foi a reação imediata de repúdio de toda a sociedade brasileira, inclusive – pasmem - de grande parte da imprensalha, caso da Folha de S.Paulo.
Era óbvio que fosse assim. A tentativa desesperada de reviver os anos negros de censura - na íntegra e em alto estilo - não interessa a ninguém mais, além do próprio Toffoli e alguns poucos ‘cumpanheiros’.
O palavrório estabanado do ministro tentando justificar o ato como uma reação ‘a ataques à instituição do STF’ é absolutamente improcedente, já que a maioria dos ministros manifestaram seu repúdio ao tiro, imediatamente.
Naturalmente, se calaram Lewandowski e Gilmar.
Mas são minoria, a raspa do tacho.
Até Raquel Dodge, da PGR, pediu imediatamente o arquivamento da ação de Moraes contra a revista Crusoé e o site Antagonista, por entender que a medida é arbitrária e passa por cima do MPF.
No país inteiro, juristas como Modesto Carvalhosa se levantaram contra a medida, e discursos duros e contundentes como o de Janaína Paschoal criticando a censura foram ouvidos, entre muitos.
A enorme reação da sociedade brasileira acabou encostando na parede o indeciso Alcolumbre, que entre idas e vindas e vai não vai, acabou declarando que irá submeter a chamada CPI da Lava Toga aos senadores.
Se aprovada - e existe grande chance de que isso ocorra - o estrago no pé de Toffoli e Alexandre será maior ainda.
Porque – investigados - a probabilidade de que apareça mais e mais sujeira por aí, é gigantesca.
Basta lembrar que Toffoli iniciou sua ilustre carreira como advogado do PT.
Precisa mais?
Se Toffoli e Moraes conseguirem sair desse imbróglio só mancando já poderão se considerar sujeitos de sorte.
Mas duvido.
Em tempo: nestes dias, os tiros suicidas viraram fashion. No Peru, foi Alan Gárcia. Na terra brasilis, Toffoli e Moraes.
Marco Angeli Full
https://www.marcoangeli.com.br
Artista plástico, publicitário e diretor de criação.