![Se o clã Bolsonaro “der a benção” a Marçal, ele ganha em primeiro turno](https://fotos.jornaldacidadeonline.com.br/uploads/fotos/220x0_1724931165_66d05c5db1b8a.jpg)
Liberdade de expressão no Brasil depende de quem se manifesta
12/04/2019 às 12:52 Ler na área do assinante![Imagem em destaque](https://fotos.jornaldacidadeonline.com.br/uploads/fotos/650x0_1556647581_5cc88e9d7dcf9.png)
A liberdade de expressão e de manifestação popular é uma garantia constitucional aqui no Brasil. Essa garantia repousa no exercício da democracia, e está alicerçada no art. 5º da Constituição da República, em vigor desde 1988, que trata dos direitos e deveres individuais e coletivos.
Dou destaque aqui para os incisos II, IV, IX, XVI e XVII, que assim estabelecem:
“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
[...]
II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;
[...]
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
[...]
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
[...]
XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;
[...]
XVII - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar;”
O episódio da condenação de quase 7 meses de prisão no regime semi-aberto a Danilo Gentili, por conta de crime contra a honra praticado contra a Deputada Maria do Rosario (PT-RS) deixa bastante claro, para qualquer espectador que veja o que acontece no Brasil da última década, que a garantia da liberdade de expressão e manifestação está muito mais ligado a “quem” se manifesta do que ao objeto da manifestação, em si.
![Imagem em destaque](https://fotos.jornaldacidadeonline.com.br/uploads/fotos/650x0_1555084753_5cb0b5d102dbe.jpeg)
Para tanto, basta se analisar essa foto, mais do que conhecida por todos os brasileiros, para se perceber isso que eu falei.
Desafio quem quer que seja a me convencer porque o ato escatológico que essa mulher da imagem cometeu é considerado “livre manifestação” e o protesto de Danilo Gentili contra a censura que Maria do Rosario pretendeu lhe impor é tido como criminoso.
Como eu disse antes, o valor da liberdade, como princípio norteador de uma República Democrática, vem com um preço embutido. A questão é que muitos por aí não estão dispostos a pagá-lo (o preço).
Guillermo Federico Piacesi Ramos
Advogado e escritor. Autor dos livros “Escritos conservadores” (Ed. Fontenele, 2020) e “O despertar do Brasil Conservador” (Ed. Fontenele, 2021).