Bolsonaro dá aula de estratégia na gestão de crise
Entenda como Bolsonaro pegou Bebianno em flagrante
21/02/2019 às 14:37 Ler na área do assinanteOS FATOS.
1° - Folha de São Paulo descobre e denuncia o caso das "laranjas" do PSL e acusam Bolsonaro de ser o responsável.
2° - Descobrem que os responsáveis por passar dinheiro para as candidatas do PSL foram Bebianno e Bivar.
3°- Bebianno diz que já falou com Bolsonaro e estava tudo bem, dando a entender de que o presidente era complacente com o ocorrido, a mídia comemora que finalmente encontrou uma prova da desonestidade do presidente e começa explorar isso incansavelmente.
PRIMEIRA ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE CRISE:
✔ Carlos, divulga áudios provando a mentira de Bebianno. Repare que a partir daí a mídia, que atacava Bebianno, começa a defendê-lo (estranho, não?!) Responsabilizando apenas o presidente e seu filho.
✔ Bolsonaro dá uma entrevista ao sair do hospital dando a entender que o Bebianno será demitido e a cúpula do governo, preocupada em não haver desgastes desnecessários, tenta intervir e colocar panos quentes.
SEGUNDA ESTRATEGIA DE GESTÃO DE CRISE:
✔ Bolsonaro então convoca uma reunião com Bebianno e os que defendiam a permanência dele para evitar desgaste (Heleno, Santa Cruz e Onix) e anuncia que ele NÃO será demitido, porém, no final da reunião ordena que NINGUÉM CONTE O QUE HAVIA FICADO ACERTADO NA REUNIRÃO! ERA SEGREDO DE GOVERNO! Minutos depois, sai no Globo!
BINGOOOO!!!!
Com essa "armadilha", Bolsonaro provou ao Onix, Heleno e Santa Cruz que o vazador de informações do governo era Bebianno.
✔ Provado o fato, Bolsonaro chama Bebianno na sexta à noite para uma reunião e o demite, agora com o aval do resto da cúpula do governo.
TERCEIRA ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE CRISE:
✔ No mesmo horário do Jornal Nacional que divulgava a permanência de Bebianno, o presidente aparece em outra emissora anunciando a demissão. As capas de jornais e revistas já estavam impressas e chegaram às bancas com notícias desatualizadas.
Isso é estratégia política! Estou fazendo uma pós graduação nessa área, é simplesmente fantástico! Pra quem acha que Bolsonaro "é produto do antipetismo e da rede social", aprendam: ele é produto da estratégia que ele mesmo criou e vem utilizando há mais de 6 anos, quando começou a viajar o país e a participar de programinhas de humor e de fofoca na TV dando declarações polêmicas.
Ele construiu uma narrativa para atrair as pessoas que sentiam o cansaço ideológico dos temas da esquerda, ele deu voz à quem pensava como ele, mas preferia não falar porque era "politicamente incorreto".
Estrategista nato!
(Texto de Raquel Brugnera, publicado em seu Facebook).
Raquel Brugnera
Pós Graduando em Comunicação Eleitoral, Estratégia e Marketing Político - Universidade Estácio de Sá - RJ.