Ajuste fiscal suspende bolsas de estudo para doutorado no exterior
O programa permite ao aluno de pós-graduação fazer parte da pesquisa em uma universidade estrangeira.
24/05/2015 às 01:52 Ler na área do assinanteA concessão de bolsas para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) está suspensa temporariamente desde abril.
O programa permite ao aluno de pós-graduação fazer parte da pesquisa em uma universidade estrangeira. Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pela concessão das bolsas, a análise dos pedidos voltará a ser feita após a definição do orçamento, o que deve ocorrer na esta semana. O órgão orientou os alunos a aguardar.
A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) estima que ao menos 50 alunos já tenham perdido prazos por causa da suspensão.
A concessão das bolsas só é autorizada depois que o aluno apresenta, entre outros documentos, a aprovação formal de sua admissão na instituição de destino. Também depende de autorização dos orientadores no Brasil e no exterior.
A restrição orçamentária também obrigou a Capes a suspender, em abril, uma modalidade de concessão de bolsas extras de doutorado, criada há dois anos. O programa de pós-graduação que conseguisse manter um estudante em estágio fora do País por mais de nove meses ganhava uma bolsa de doutorado adicional, no Brasil.
A agência explicou que essa iniciativa era "excepcional", para "incentivar a internacionalização" dos programas de pós brasileiros. Não há previsão de retorno da concessão de bolsas nesse formato. A Capes ainda disse que não há atrasos no pagamento de bolsas.