Lembro de um Globo News em Pauta, em plena investigação do mensalão, quando esse senhor perguntou, ao vivo, mais ou menos assim, para espanto absoluto dos outros apresentadores:
-"E aí no Brasil? Já prenderam aquele 'cara'? Como é o nome dele? Aquele que foi ministro da Casa Civil do Lula e que foi guerrilheiro e que fez plástica em Cuba? E que está envolvido em alguns 'rolos' ai no Brasil? Não lembro como ele se chama? João alguma coisa...é isso?".
Em seu socorro, veio o sopro pelo ponto eletrônico diminuindo a vergonheira:
- "José Dirceu! Isso mesmo..."
Põe pessoa preocupada e atualizada com o Brasil nisso...
Agora, caricato, vaidoso e narcisista, pintou na tela vestido de rosa ao que tudo indica, numa sensível manifestação contra a fala da Ministra Damares.
Essa foto é uma montagem - que pretende somente ser uma crítica com ironia, que retirei da página de um querido amigo no Facebook (Leônidas Pereira), retrata bem o que penso sobre esse correspondente que vive em Nova Iorque reproduzindo matérias publicadas nas grandes redes de lá e que passou anos sendo tido como uma grande expressão do jornalismo.
- Não, na minha humilde opinião (se é que posso ter uma). Nunca foi um grande jornalista! É um copiador e repetidor do que escuta. Sabe que o galo canta, mas não sabe aonde.
Sua farda rosa é pontual e o revela: não passa de um bobo da corte! Aliás, sejamos justos: a cor do traje lhe caiu muito bem! Retrata o seu íntimo bom gosto, de forma bem sensível e alegre. E pespontado... E digamos a verdade: - Pode não agradar como repórter, mas é um homem com uma "senhora" elegância!
Pelo menos nisso a Ministra está ajudando: está tirando velhos trapos do armário (me refiro à roupa, é claro).
Antes tarde do que nunca...
Luiz Carlos Nemetz
Advogado membro do Conselho Gestor da Nemetz, Kuhnen, Dalmarco & Pamplona Novaes, professor, autor de obras na área do direito e literárias e conferencista. @LCNemetz