Para entender o porquê de as lojas físicas estarem em franca decadência, enfrentando a pior crise de sua história e sem a menor perspectiva de resgate de sua importância na sociedade:
Precisava comprar o refil para o meu Purificador de Água #Consul Facilite. Em Cuiabá (Mato Grosso), eu tinha três opções:
1. Entrei em contato com a principal loja da capital mato-grossense que vende esses produtos e, ao telefone, fui informado que o preço do refil seria R$ 75,00. Perguntei se era original e a resposta foi positiva. Chegando lá, o produto não era original Consul e sim um genérico chinês. Não comprei e fiz questão de dizer ao vendedor que ele deveria pagar minha gasolina, pois havia me enganado na ligação;
2. Liguei para a Autorizada Consul em Cuiabá e fui informado que o refil que eu precisava custaria impressionantes R$ 255,00. Agradeci, desejei boa tarde e disse um sonoro adeus;
3. Por fim, fiz uma busca no Google e descobri que o site das Lojas Americanas vende o refil original Consul por R$ 70,00 + R$ 9,00 de frete, com entrega em até 10 dias úteis (não há opção de retirada na loja em Cuiabá). Por óbvio, comprei!
Agora reflita comigo: na loja física 1, o vendedor foi sacana e queria me passar a perna; na loja física 2, o produto estava hiperfaturado em 264%; e na loja virtual foi possível comprar pelo preço original de fábrica com um prazo de entrega razoável.
Daí, as Câmaras de Dirigentes Lojistas ficam chorando pitangas mensalmente nas reuniões. Vai piorar, minha gente!
Meu dinheiro não brota no quintal, compreendem?!
Helder Caldeira
Escritor, Colunista Político, Palestrante e Conferencista
*Autor dos livros “Águas Turvas” e “A 1ª Presidenta”, entre outras obras.