Em encontro de delegados da PF, Moro diz que “Lava Jato é uma história de persistência”
23/08/2018 às 16:07 Ler na área do assinanteEm mais um pronunciamento histórico, o juiz Sérgio Moro foi aplaudidíssimo no evento promovido pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, nesta quinta-feira (23), em Salvador, na Bahia.
Sobre a Lava Jato, o magistrado fez um paralelo com o caso Banestado e decretou: “A Lava Jato é uma história de persistência”.
“A Lava Jato, uma história de grande corrupção, é uma história de persistência. Porque várias das pessoas envolvidas também estiveram juntas na investigação do caso Banestado. Houve uma persistência de algumas pessoas em relação àquela investigação. Hoje ouço que o caso Banestado fracassou, que se protegeram políticos e casos de corrupção. Nada mais falso. Não se pode dizer que foi um insucesso, foi o sucesso possível para a época.”
E, com o brilhantismo de sempre, Moro arrematou:
“O caso Banestado envolvia megaesquema de remessa fraudulenta de dinheiro ao exterior. Mas é forçoso reconhecer que houve limites que não foram transpostos. Não se teve o mesmo apoio institucional que se teve agora na Lava Jato. Naquele caso o limite foi chegar aos doleiros, mas não foi possível avançar muito em relação aos beneficiários daqueles valores remetidos ilegalmente ao exterior. E também houve dificuldade na cooperação internacional.”
Noutras palavras, o caso Banestado foi fundamental para o pleno sucesso da Lava Jato.
Fonte: O Antagonista
da Redação