Desde 11 de maio o preço do barril de petróleo cru caiu de US$ 70,00 pra US$ 64,00.
A queda já está sendo repassada pela Petrobras ao preço da gasolina, mas não ao diesel, porque - vejam só - os caminhoneiros exigiram e "conquistaram" o congelamento do preço do diesel por 60 dias. Fizeram uma espécie de hedge com a Petrobras, apostando que o preço do petróleo subiria constantemente, ou ao menos permaneceria no mesmo patamar (alto - lembrando que há exatamente um ano o mesmo barril de óleo cru estava custando US$ 44,00), e deixaram de considerar a possibilidade de que o preço CAÍSSE.
Como congelamento é congelamento (não dá pra deixar de repassar só quando o preço sobe, liberando a flutuação quando o preço cai), milhões de caminhoneiros agora estão deixando de se beneficiar da queda nos preços internacionais, e estão efetivamente pagando MAIS CARO do que deveriam no litro do diesel.
O Brasil todo dia confirma a tese de H. L. Mencken, segundo o qual “para todo problema complexo existe sempre uma solução simples, elegante e completamente errada”.
Rafael Rosset
Advogado